Produção

Triumph adquire projeto de fertilizantes em MG

A Triumph Tin adquiriu o projeto de fertilizantes Arapuá, em Minas Gerais, menos de um mês após anunciar que desistiu dos investimentos em Mianmar para privilegiar seus projetos no Brasil. De acordo com comunicado ao mercado desta sexta-feira (5), a aquisição do projeto de potássio marca a consolidação da empresa no mercado brasileiro.

O projeto Arapuá, localizado próximo aos municípios Lagoa Formosa e Carmo do Parnaíba, em Minas Gerais, foi adquirido através da subsidiária brasileira da empresa, a Triunfo Mineração. O acordo de compra prevê o pagamento de US$ 1 milhão, assim que a produção comercial for iniciada, e 2% de royalties (net smelter return) pagos ao fornecedor.

A Triumph disse acreditar que as condições de aquisição são muito favoráveis e permitem que a empresa concentre suas despesas no desenvolvimento dos ativos.

O projeto Arapuá é composto por oito licenças de exploração já concedidas, cobrindo uma área de 14.946 hectares. O projeto está dividido em três blocos, conhecidos como Arapuá, Pindaíbas e Maxixe.

No bloco Arapuá, amostras históricas apontaram teores que variam de 5% a 22,8% de pentóxido de fósforo (P2O5). No bloco Pindaíbas, os teores chegam a 23% de P2O5 e 7% de óxido de potássio (K2O). A região é conhecida pelo afloramento de verdete.

O Projeto Arapuá encontra-se dentro de uma extensa área de derrames vulcânicos, com quantidades significativas de potássio, fósforo, cálcio, magnésio, entre outros elementos.

“O Brasil é uma das economias que mais crescem no mundo e é um país com enorme demanda por fertilizantes. O aumento do uso desse tipo de produto é vital para manter o status de gigante agrícola, que faz do Brasil o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo”, afirmou a Triumph em seu comunicado.

No dia 19 de agosto, a empresa informou aos acionistas que desistiu dos investimentos em Mianmar para privilegiar as atividades de exploração no Brasil. A decisão estratégica tinha sido levantada no relatório trimestral de junho. Em 2013, a Triumph fundiu-se com a Lotus Mining, com o objetivo de identificar oportunidades naquele país.

No Brasil, a Triumph já possui, por meio da Avenue Resources, projetos de estanho em Tocantins e Rondônia. A Avenue adquiriu a Triumph Tin em 2011 por meio de troca de ações. Os projetos em Rondônia vieram de um acordo que a Triumph tinha com a Lara Exploration.

Notícias de Mineração, 05/09/2014

Imagem: Triumph

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo