Produção

Unigel suspende produção de fertilizantes nitrogenados em Camaçari na Bahia.

A Unigel suspendeu as atividades de sua fábrica de fertilizantes em Camaçari, na Bahia. Segundo o Sindicato dos trabalhadores da indústria química, petroquímica, plástica e farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), as informações são de que a operação pode ser encerrada. Com isso, segundo a entidade, seriam demitidos ao menos 384 trabalhadores. Eles já estão até cumprindo aviso prévio de 30 dias.

Questionada sobre as demissões e o encerramento das operações da unidade de Camaçari, a Unigel informou que segue em negociações com a Petrobras para redução do preço do gás natural em patamar suficiente para viabilizar a operação da Unigel Agro BA. “O envio do aviso prévio aos funcionários nada mais é do que uma medida protetiva, que pode ser revertida a qualquer momento no período de 30 dias”, declarou, em nota, a companhia.

De acordo com o diretor da Sindiquímica, José Pinheiro Lima, o sindicato deve realizar manifestações na próxima semana para sensibilizar as autoridades em busca de uma solução.

A unidade de Camaçari tem capacidade para produzir 475 mil toneladas ao ano de amônia e ureia, importantes fertilizantes utilizados na agricultura. A Unigel investiu R$ 177 milhões em agosto de 2020 para realizar o arrendamento da fábrica de fertilizante nitrogenado (Fafen), em conjunto com uma outra planta semelhante instalada em Sergipe, pelo período de 10 anos. As duas unidades pertenciam à Petrobras.

Na época, a previsão da Unigel era a de alcançar R$ 2 bilhões em faturamento com as duas plantas. A expectativa, contudo, foi frustrada em função do cenário macroeconômico desafiador. Fatores como a guerra entre Rússia e Ucrânia, bem como a forte entrada de fertilizantes nitrogenados importados e a queda nos preços dos produtos impactaram fortemente a companhia.

A Proquigel, subsidiária da Unigel que opera a fábrica de Camaçari, alegou ao Sindiquímica que vem operando a unidade de forma deficitária desde o final de 2022, especialmente em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras, que torna o preço final dos fertilizantes impraticável face aos preços no mercado internacional.

Em nota enviada ao Estadão/Broadcast, a Petrobras informou que a estatal e a Unigel assinaram um Acordo de Confidencialidade (Non Disclosure Agreement – NDA) com o objetivo de buscar oportunidades na área de fertilizantes, hidrogênio verde e baixo carbono.

“As empresas vêm conversando sobre oportunidades, sendo o contrato de industrialização por encomenda (“tolling”) uma das discussões em andamento. As tratativas permanecem, sob acordo de confidencialidade, mas, até o momento, não foi tomada nenhuma decisão acerta destas oportunidades. A Petrobras está honrando com o acordado.

Terra, 06/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo