Produção

Vale apresenta detalhes da operação Salitre

A Vale Fertilizantes deu início ao Projeto Salitre que traz, através de transporte ferroviário, minério de fosfato da mina de Patrocínio para ser beneficiado na usina de Araxá. O prefeito Aracely de Paula foi convidado e visitou a empresa no final do mês de dezembro quando foi informado dos detalhes da nova operação da Vale.

Na companhia da vice-prefeita Lídia Jordão e do secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Lima Júnior, o prefeito Aracely foi recebido por diretores da Vale Fertilizantes para a visita técnica à empresa.

O transporte de fosfato da mina de Patrocínio para a unidade industrial de Araxá teve início no último dia 22 de dezembro com a utilização de 41 vagões transportando 77 toneladas cada, uma vez ao dia. Agora no mês de janeiro a composição férrea já aumentou passando para 82 vagões que também transportam 77 toneladas cada, uma vez ao dia.

A previsão da empresa é de que chegar a três viagens por dia a partir do mês de maio, o que totalizaria o transporte de quase 19 mil toneladas de minério de fosfato por dia.

Com o transporte férreo do fosfato de Patrocínio, a unidade industrial da Vale Fertilizantes em Araxá ganha uma sobrevida de pelo menos mais 50 anos, mantendo os atuais 1.370 empregos diretos e os 660 indiretos, e gerando inicialmente mais 35 novas vagas de trabalho na empresa. A previsão é aumentar ainda mais a oferta de novos empregos para o futuro.

Inicialmente, a velocidade das composições foi baixa para testar os trilhos e treinar a aprendizagem dos processos, além de despertar na população situada às margens da ferrovia os cuidados que devem ser observados para evitar possíveis acidentes.

Algumas obras para conclusão das adaptações das instalações da empresa continuam sendo executadas, como as alças ferroviárias, por exemplo, e devem ser concluídas até o próximo mês de março.

 

Diário de Araxá, 12/01/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo