Produção

Vale registra alta na produção de fertilizantes no 3º Tri

A produção de potássio da Vale no terceiro trimestre deste ano totalizou 140 mil toneladas, volume 5,5% superior em relação as 132 mil toneladas no mesmo período do ano passado e 45% maior que as 96 mil toneladas registradas no trimestre anterior. As informações são do relatório de produção do 3T14, divulgado ontem (23).

De acordo com a mineradora o aumento foi devido à disponibilidade física dos equipamentos, aos maiores teores na mina e à recuperação da parada corretiva nas correias transportadoras, ocorrida no trimestre passado na planta de Taquari-Vassouras, em Sergipe.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 345 mil toneladas de potássio. O volume representa uma queda de 5,6% em relação aos nove primeiros meses de 2013.

A produção total de rocha fosfática alcançou 2,2 milhões de toneladas no acumulado de julho a setembro deste ano, um desempenho recorde para um terceiro trimestre. O volume corresponde a um aumento de 1,7%, em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta chega a 2,6%.

Segundo a Vale, o bom desempenho se deve à operação de Bayóvar, no Peru, que está em ritmo para atingir sua capacidade nominal durante o período e produziu 973 mil toneladas, volume 6% e 11,2% acima, respectivamente, do trimestre anterior e do terceiro trimestre de 2013.

No acumulado de julho a setembro, a produção de fosfato monoamônico (MAP) totalizou 248 mil toneladas, ficando 5,8% abaixo da produção registrada no trimestre passado. De acordo com a Vale, a queda foi em consequência de uma menor produção em Uberaba (MG), devido à parada programada anual de manutenção. O complexo industrial de Uberaba produz ácido sulfúrico, ácido fosfórico, TSP, SSP, DCP e MAP.

O desempenho da Vale na produção de superfosfato triplo (TSP) foi de 226 mil toneladas no terceiro trimestre deste ano, mantendo o resultado do trimestre anterior e produzindo 20,4% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a operação sofreu perdas de ácido fosfórico, o que impactou na queda de produção em agosto e setembro de 2013.

A produção de superfosfato simples (SSP) no terceiro trimestre deste ano foi de 531 mil toneladas, 5% acima do trimestre passado. De acordo com a mineradora, a boa performance operacional foi alcançada após a parada para manutenção em Cubatão, Catalão e Araxá, realizadas no segundo trimestre deste ano.

A produção de fosfato bicálcico (DCP), usado em alimentação animal, foi de 121 mil toneladas durante os meses de junho a setembro deste ano, ficando em linha com o trimestre anterior e aumentando em 42,1% na comparação com o terceiro trimestre de 2013. Segundo a Vale, a alta na comparação anual, reflete uma forte demanda pelo produto.

Notícias de Mineração, 24/10/2014

Imagem: Vale

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo