Yara inicia produção de amônia de base renovável no Brasil
Pioneira no Brasil, a Yara agora produz amônia feita a partir de biometano renovável e já entregou as primeiras toneladas do produto de menor carbono aos seus clientes.
Um biogás purificado feito a partir de resíduos de cana-de-açúcar, o biometano pode substituir facilmente o gás natural fóssil, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em até 75%.
“Este é um passo significativo na construção de cadeias de valor baseadas em energias renováveis em todos os setores e indústrias, desde alimentos e mineração até transporte on-shore e off-shore”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. “Para o agronegócio, o impacto é enorme. Ao integrar esta nova geração de fertilizantes de baixo carbono em nossa expertise agronômica, oferecemos aos agricultores maior valor ao mesmo tempo em que desbloqueamos novos mercados e fluxos de receita. Somente na cafeicultura, prevemos uma redução de até 40% na pegada de carbono dos grãos colhidos”, acrescenta.
O Complexo Industrial da Yara em Cubatão, maior consumidor de gás natural de São Paulo e maior produtor de amônia do Brasil, agora está totalmente equipado para operar com biometano.
Hubner também destaca a importância da colaboração: “O Brasil tem potencial para ser um líder global. Para concretizar isso, precisamos escalar soluções renováveis, criar incentivos e fomentar parcerias público-privadas para tornar essas inovações acessíveis e impactantes.”
Olhando para o futuro, a Yara planeja expandir seu portfólio para incluir produtos que utilizam captura e armazenamento de carbono (CCS).
Esta iniciativa ressalta a liderança da Yara em impulsionar a descarbonização industrial e apoiar o crescimento sustentável no Brasil e no cenário global.
Notícias Agrícolas, 09/12/2024