Culturas

Agosto começa com prêmios e preços da soja em alta no Brasil

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quarta-feira (31.07) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação oferecidos pelas Tradings no porto avançando expressivos 1,73%, para a média de R$ 78,263. Com isto os preços da soja começaram o mês em alta de 1,73%.

Os preços do mercado interno, que sofrem outras influências, também avançaram 0,77%, para R$ 72,91/saca, começando o mês em alta. “A forte alta de 0,79% do dólar no Brasil, mais a alta média de 8 cents/bushel dos prêmios nos portos brasileiros suplantou a forte queda de 1,96% das cotações da soja em Chicago, fazendo os preços médios para exportação subirem”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco.

“A China comprou 3 cargos (ao redor de 180 mil tons) nesta quinta-feira, elevando para 10 cargos (600 mil tons) as compras da semana, distribuídas entre EUA (PNW), Brasil e Argentina. Os prêmios spot estiveram 8 cents/bushel mais firmes na América do Sul, diante da queda da CBOT. Os prêmios subiram significativamente também no mercado de Paper de Paranaguá, onde houve negócios para Setembro a +102, depois +104 e finalmente a +105”, aponta a T&F.

Já são três as consultorias privadas que afirmam que a área de soja para 2019/20 deverá aumentar no Brasil. Agora foi a vez da Céleres, que em sua primeira estimativa para a próxima temporada prevê expansão de 1,7% em relação a 2018/19, somando 36,9 milhões de hectares. “Com uma diferença de quase 10 milhões de toneladas, pela primeira vez o Brasil terá uma produção superior à norte-americana, assumindo o posto de maior produtor mundial de soja”, disse a Céleres.

Agrolink, 02/08/2019

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo