Culturas

Agricultores de Goiás se preparam para o plantio da safra de verão

Os preparativos para safra de verão já começaram, em Goiás. No município de Rio Verde, a procura por sementes e insumos aumentou em relação ao ano passado.

Na propriedade de Sebastião Boldrin, que fica no município de Rio Verde, sudoeste de Goiás, 850 hectares estão sendo preparados para o plantio da soja, 150 a mais que no ano passado. Sob orientação de um agrônomo, ele está fazendo o melhoramento do solo com aplicação de calcário, medida que representou um aumento no custo de produção. O agricultor adquiriu quase 2,6 mil toneladas, o que representou um gasto de quase R$ 300 mil.

Sebastião também já comprou o adubo e encomendou as sementes de soja, mas por causa do clima seco, os grãos estão guardados em câmaras frias e só devem ser entregues na propriedade na véspera do plantio, em outubro. Segundo o produtor, as sementes de soja este ano estão mais caras. “Estão cerca de 30% mais caras em relação ao ano passado”, diz.

A maior cooperativa do estado está com os galpões e câmaras frias lotados de sementes. Os produtores também têm comprado agora os fertilizantes e para dar conta de tantos pedidos, a fábrica da cooperativa tem trabalhado em dois turnos.

Carlos Melo, um dos gerentes da cooperativa, explica que quem comprou os adubos até o mês de junho pagou mais barato e a partir do segundo semestre deste ano, o fósforo e o cloreto de potássio tiveram reajustes significativos.

A cooperativa vendeu até agora 145 mil sacas de semente de soja, 17% a mais que na safra passada. Já a venda de insumos cresceu 7%.

Globo Rural, 25/08/2014

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo