Culturas

Aprosoja conclui estudo a respeito da qualidade dos fertilizantes no MS

Aprosoja (MS) concluiu a pesquisa a respeito da qualidade dos fertilizantes utilizados no estado. O elemento que representa entre 20 e 22% do custo total da produção agrícola, apresentou divergência, principalmente no município de Caarapó. De acordo com os técnicos responsáveis pelo estudo, os fertilizantes também apresentaram divergências em coletas realizadas em propriedades rurais dos municípios de Amambaí, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Ponta Porã. 

O levantamento se limitou em analisar, nesta primeira etapa, os elementos mais comuns: nitrogênio, fósforo e o potássio. Das amostras que apresentaram divergência, fósforo foi o que apresentou maior desconformidade, com 68%. 

O estudo contemplou mais de noventa propriedades distribuídas nas principais regiões produtoras no estado e coletou 103 amostras. O projeto teve como intuito levantar a qualidade dos fertilizantes no estado e demostrar ao produtor a importância de se realizar a análise de todos os insumos adquiridos pelo agricultor. Já a segunda fase do projeto irá abranger uma área ainda maior do estado, expandindo as amostragens para mais associados da Aprosoja, além de contar com o apoio do governo do estado, através de recursos do Fundems. 

Agrolink, 12/01/2021 

Fonte de imagem: Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo