Cacau – Cresce a procura por fertilizantes
O aumento significativo dos preços do cacau no mercado e a firme perspectiva de elevação do consumo mundial retomaram o ânimo dos produtores de cacau no sul da Bahia.
O mercado de insumos voltou a registrar uma melhora acentuada nos índices de procura, o que gera um aumento na produtividade da próxima safra. A região cacaueira na Bahia apresenta na atual temporada níveis pluviométricos bastante superiores aos anos anteriores, favorecendo intensamente as práticas de manejo do cacau. Segundo técnicos especializados, as fortes chuvas devem manter o nível necessário de umidade no solo por um longo período, o que garante os resultados positivos na adubação.
Apesar da elevação do dólar, os preços continuam acessíveis ao produtor, por conta da redução de algumas matérias primas que compõe os fertilizantes. O mercado também apresenta uma inovação nos seus produtos, como os fertilizantes líquidos de múltipla usualidade: via folha, solo e fertirrigação. Essa nova linha de líquidos tem apresentado resultados surpreendentes nas lavouras de cacau.
No cacau, o período recomendado para adubação tem início em setembro com repetição entre março e abril.
Mercado do Cacau, 10/09/2013



