CulturasNegócios

Chuva causa lixiviação de fertilizantes e atrasa plantio de arroz e milho no RS

O plantio de milho atinge 60% da área prevista no Rio Grande do Sul, o que aponta atraso em relação à safra passada, quando nessa época 65% da área já estava semeada, segundo a Emater. “As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias causaram alguns problemas de erosão do solo e lixiviação de fertilizantes, necessitando complementação com nitrogênio de forma antecipada para que as plantas possam recuperar seu pleno desenvolvimento”, disse a empresa em relatório sobre as culturas.

Conforme ainda a Emater, uma pequena área, plantada recentemente e atingida de maneira mais intensa pelas chuvas, deverá ser replantada. Nas lavouras mais adiantadas, a cultura apresenta, de modo geral, bom desenvolvimento, “beneficiado pelo clima úmido e quente”. Já para o arroz a umidade impediu o plantio.

A Emater diz que a chuva concentrada entre os dias 11 e 14 de outubro trouxe “inúmeros transtornos para os orizicultores, como inundação de quadros, rompimentos de taipas, além de deixar estradas e caminhos praticamente intransitáveis”. A estimativa é de que 20% da área total destinada para o arroz nesta safra tenha sido semeada.

No ano passado, a lavoura estava pronta em 55% da área. “A preocupação para o momento, além de recompor os estragos, é a previsão de mais chuva até o fim do mês, com as principais regiões produtoras podendo acumular mais de 100 milímetros no período, o que fatalmente trará sérios prejuízos à cadeia orizícola”, diz a Emater.

 

Portal do Agronegócio, 23/10/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo