Culturas

Clima ameno favorece cultivo de trigo no Rio Grande do Sul

O cultivo de trigo no Rio Grande do Sul foi beneficiado nos últimos dias devido às boas condições climáticas no estado. De acordo com relatório publicado nesta quinta-feira (7) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater – RS), a boa luminosidade e as temperaturas mais amenas favoreceram o desenvolvimento das plantas.

O bom tempo também contribui para o estado fitossanitário das lavouras, impedindo a proliferação de doenças foliares e pragas. Ainda assim, alguns produtores do estado, como medida de precaução, optaram pela aplicação de fungicidas. Segundo o boletim, é intensa a aplicação de fertilizantes nitrogenados no campo, principalmente nas áreas semeadas no início do mês de julho.

Atualmente, apenas 1% das plantas se apresentam em estado de floração – Fase em que o cereal fica muito suscetível à variações climáticas. No mesmo período do ano anterior, essa quantia era maior e chegava a 4%.

Mercado

O preço médio do trigo pago ao produtor, no entanto, registrou queda de 1,45% na última semana, chegando a R$ 27,92 a saca de 60 quilos. O valor é 22% inferior ao da mesma época do ano anterior, quando cada saca era vendida a R$ 35,89.

G1, 07/08/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo