Culturas

Com uso mais eficiente de fertilizantes e água, empresa expandirá projeto de gotejamento em cana no RN

De acordo com o site Valor Econômico, a Biosev planeja expandir sua área cultivada com cana irrigada por gotejamento na safra 2018/19 em 140 hectares ao redor da usina Estivas, no município de Arez (RN). Atualmente, a área irrigada por gotejamento é de 264 hectares em uma fazenda experimental. 

Segundo a companhia, serão definidas as melhores variedades e manejo para reduzir o tempo de retorno do investimento, aumentando sua viabilidade. 

Na safra passada (2016/17), a variedade mais produtiva utilizada pela Biosev na região alcançou uma produtividade de 160 toneladas por hectare. Na média das áreas irrigadas por gotejamento, a produtividade foi de 133 toneladas por hectare — ante 85 toneladas por hectare em média nas lavouras da companhia pelo país e 90 toneladas por hectare na média das lavouras da empresa em São Paulo. 

O investimento na tecnologia por gotejamento foi de R4 6,8 milhões. O potencial de uso dessa tecnologia é superior a 6 mil hectares nas áreas atualmente geridas no Nordeste pela empresa, e os resultados apontam para um crescimento de 122% na produtividade. 

 “A redução de custos passa também pelo uso mais eficiente da água e de defensivos e fertilizantes utilizando essa água como veículo”, afirma Ricardo Lopes da Silva, diretor de operações e originação da Biosev, em nota. Esse processo garante que as raízes absorvam a água e os nutrientes de acordo com a necessidade do desenvolvimento da cultura.

 

Valor econômico, 09/10/2017

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo