Culturas

Empresa explica como o nitrogênio exerce papel fundamental na nutrição da batata

A batata é um alimento altamente nutritivo e versátil. Esse tubérculo é uma fonte completa de carboidrato e vitamina C, responsável por fortalecer o sistema imunológico e combater radicais livres, o que previne problemas do coração e até mesmo alguns cânceres. Cerca de 100 gramas de batata cozida, seca ou em forma de purê contém aproximadamente 81mg de vitamina C.

Antes de chegar no prato dos consumidores, o solo dos batateiros é preparado com uma nutrição balanceada, que tem o nitrogênio como o segundo nutriente mais exigido pela cultura, conforme cita Raika Borges, especialista Agronômica da Yara. “É um componente altamente importante para o processo de crescimento da batata, garantindo altas produtividades e ótima produção de fotoassimilados, que reflete diretamente no enchimento dos tubérculos”.

Outro ponto relevante é a dose da adubação nitrogenada e seu manejo na época correta, já que algumas vezes as doses desse nutriente são menosprezadas e subutilizadas. Quanto as formas de nitrogênio a se utilizar, pesquisas de campo mostram que o equilíbrio entre amoniacal e nítrico são fundamentais na adubação desde o plantio até a cobertura. “O excesso do nitrogênio na sua forma amoniacal reduz o pH da rizosfera, favorecendo a incidência da rizoctoniose, doença conhecida como crosta preta e que gera podridão da cultura. Por outro lado, o uso de nitrogênio nítrico proporciona sinergia de absorção dos nutrientes cátions, permitindo maior equilíbrio nutricional”, explica Raika.

Para isso, deve se ater a época de plantio, variedade utilizada, além dos parâmetros agronômicos já tradicionais como: o tipo de solo, o histórico da área e a avaliação de possibilidades de eventuais perdas por lixiviação e volatilização. “O parcelamento de nitrogênio é indicado para seu melhor aproveitamento, sendo necessário disponibilizar 2/3 da dose no plantio e o restante no início da tuberização”, orienta Raika.

Adicionalmente, a associação de fontes nitrogenadas na cultura da batata, cálcio solúvel e nitrato de cálcio garantem mais produtividade e qualidade, além de gerar mais resistência dos tubérculos ao ataque de fungos, bactérias e danos mecânicos, fornecendo melhor acabamento da pele, como conclui a especialista.

 

Grupo Cultivar, 18/12/2017

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo