Culturas

Gastos com produção de soja devem crescer até 30%

A proliferação da lagarta helicoverpa armigera em vários estados do Brasil está preocupando os agricultores de soja com relação à expectativa do aumento de gastos com a produção nesta safra. A análise foi apresentada pelo terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que foi divulgado nesta terça-feira (10). 

Segundo o relatório, a angústia dos produtores rurais se baseia na multiplicação desordenada da lagarta que possui um alto poder de destruição das lavouras e que por isso deve aumentar a necessidade do uso de fungicidas e inseticidas para controlar o problema.

O levantamento da Conab aponta um aumento de 30% sobre os custos de produção variáveis da soja convencional e de 25,2% para a transgênica. Os principais motivos deste acréscimo foram ocasionados pela compra de novos maquinários, implementos agrícolas, sementes, fertilizantes, além de gastos com agrotóxicos citados anteriormente.

Produção – No cenário nacional, a área cultivada com soja deve crescer 6,2% e chegar aos 29,4 milhões de hectares. A produtividade também deve subir 4% e alcançar a média de 3.057 quilos por hectare. Desta forma a produção do país deve aumentar em 10% fazendo com sejam colhidos 90 milhões de toneladas do grão nesta temporada.

No estado de Mato Grosso, o maior produtor do Brasil, o plantio da oleaginosa já está encerrado. De acordo com os dados da Conab, a área ocupada com a soja durante 2013/14 deve ser de 8,3 milhões de hectares. A produtividade média deve chegar a 3.110 quilos por hectare e a produção total deve superar os 26 milhões de toneladas.

Agrodebate, 12/12/2013

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo