Mercado

ANDA alerta sobre riscos de bloquear potássio bielorrusso

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) está em alerta para o possível bloqueio de passagem do potássio da Bielorrúsia pela Lituânia. Caso a situação se consolide poderá haver impactos no abastecimento do fertilizante ao Brasil.

A entidade enviou uma carta aos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, e à primeira-ministra da Lituânia, Ingrida Simonytè, Ricardo Tortorella, diretor-executivo da ANDA.

No documento, Tortorella lembra que as sanções europeias e norte-americanas ao regime governamental da Bielorrússia não abrangeram as questões de trânsito. No momento, por uma série de razões, não há alternativa viável ao transporte do potássio desse país, exceto pelo porto lituano de Klaipeda. Ou seja, seu bloqueio levaria à retirada do mercado de todos os fertilizantes de potássio da Bielorrússia, que representam cerca de 20% do abastecimento mundial.

O potássio (K) é o segundo mais requerido na plantação, impactando principalmente o crescimento da lavoura. É muito demandado pelas gramíneas em geral, como a cultura do milho e trigo e é responsável por certa resistência em algumas plantas a doenças como é o caso da cana-de-açúcar, soja, tomate e batata. O Brasil importa 96,5% do cloreto de potássio que utiliza para fertilização do solo.

Agrolink, 16/12/2021
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo