Negócios

BHP diz que quer vender participação em potássio

Respondendo a questões de investidores sobre estratégia, o presidente-executivo da mineradora BHP Billiton, Andrew Mackenzie, disse que a “regra na empresa foi buscar parcerias em vez de tentar desenvolver projetos completamente”.

“Na manutenção do nível adequado de diversificação com um grau adequado de controle, mas também não ocorrendo muito gasto de capital, há muito a ser dito para estar em joint ventures e não sendo dona de 100% das coisas”, disse Mackenzie. “É por isso que estamos interessados em vender uma participação em potássio”, acrescentou o executivo.

O potássio, ingrediente usado na fabricação de fertilizantes, representa uma aposta no crescimento da demanda agrícola, com a população mundial continuando a se expandir. Este ano, a BHP comprometeu-se a gastar US$ 2,6 bilhões ao longo de vários anos para completar a infraestrutura da mina em Jansen, Província de Saskatchewan. Esta poderia ser uma das maiores minas de potássio, com capacidade para produzir 10 milhões de toneladas anuais por mais de 50 anos.

Porém, Mackenzie sinalizou que a Olympic Dam, na Austrália, considerada a maior fonte mundial de urânio e uma das maiores de cobre, seria o único grande projeto que restou em seu portfólio que poderia ser totalmente próprio caso a companhia encontrasse um parceiro para o projeto de potássio Jansen.   

Valor Econômico, 10/12/2013

Imagem: Globo Rural On line

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo