Negócios

Comissão Europeia apresenta proposta de importação isenta de direitos aduaneiros de matérias-primas para a produção de fertilizantes nitrogenados

A Comissão Europeia propôs até o final de 2024 a abolição dos direitos aduaneiros sobre a importação de matérias-primas utilizadas na produção de fertilizantes nitrogenados. A sua ideia será apreciada numa reunião do Conselho da União Europeia, que a aprovará ou rejeitará.

Segundo a liderança da Comissão Europeia, esta proposta reduzirá os custos dos produtores europeus de fertilizantes nitrogenados e dos agricultores que sofrem com os altos preços por eles.

Em 2021, a importação de amônia para a União Europeia foi de 2,9 milhões de toneladas, ureia – 4,7 milhões de toneladas, enquanto a Rússia foi o segundo maior fornecedor. No entanto, o aumento do preço dos fertilizantes nitrogenados, registado no ano passado, manteve-se também este ano, tendo um impacto negativo na agricultura da União Europeia.

É por isso que a Comissão Europeia apresentou uma proposta de importação isenta de direitos aduaneiros de matérias-primas para a produção de fertilizantes nitrogenados, excluindo, no entanto, a Rússia e a Bielorrússia.

“A ideia da Comissão Europeia é bastante interessante, tendo em vista que a indústria química da União Europeia está sofrendo devido aos altos preços do gás natural e não pode aumentar a produção de fertilizantes nitrogenados. No entanto, seria mais correto abolir completamente as taxas de importação de fertilizantes nitrogenados de nosso país, não levando nossa agricultura ao colapso ”, comentou a agência de informações e análises Fertilizer Daily.

Fonte: Fertilizer Daily

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo