Negócios

Deputados europeus querem manter isenção nas taxas de importação de fertilizantes

A Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) do Parlamento Europeu aprovou uma resolução de rascunho que afirma que “todos os fertilizantes minerais, à parte daqueles provenientes da Rússia e Belarus, devem continuar a ser temporariamente isentos de taxas de importação para estabilizar os preços”.

Segundo um comunicado, os deputados apelam ainda para que a Comissão Europeia desenvolva uma estratégia a longo prazo para os fertilizantes europeus e apresente uma estratégia de proteção do solo até junho deste ano.

O apelo surge uma vez que a atual reserva de crise não é suficiente para enfrentar o aumento dos custos dos fertilizantes e até o mercado estabilizar e alternativas aos fertilizantes minerais se tornem disponíveis.

“As reduções consecutivas do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) devem ser compensadas na revisão intercalar do orçamento da UE (o quadro financeiro plurianual)”, acrescentam os deputados, defendendo que a UE deve também desenvolver outras formas de financiar atividades agrícolas para além da PAC.

A resolução será votada pelo plenário do Parlamento Europeu, provavelmente em fevereiro.

Vida Rural, 01/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo