Negócios

Macaé avança nas tratativas de implantação de fábrica de fertilizantes na cidade

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, se reuniu nessa quinta-feira, 16, com José Carlos Polidoro e Pedro Veillard Farias, representantes do governo federal, para discutir, entre outros temas, a instalação de fábricas de fertilizantes no município.

Com perspectiva de gerar mais de 12 mil empregos nas etapas de construção e operação, essas fábricas de produção de insumos e matérias primas foram uma das principais pautas debatidas durante o encontro com representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Os temas foram parte das discussões das estratégias definidas pelo Plano Nacional de Fertilizantes, com direito à apresentação da proposta de inclusão de Macaé nas áreas com potencial de receber essas indústrias nos próximos anos.

“Todos aqui são parceiros na construção de políticas de desenvolvimento econômico. E trazer para Macaé a fábrica de fertilizantes é aproveitar a nova oportunidade que a cidade oferece diante dos investimentos traçados pela infraestrutura de operação do gás natural. Esse projeto se torna ainda mais possível para a cidade através dessa relação institucional que mantemos com o governo do Estado e construímos agora com a nova gestão do governo federal”, avaliou o prefeito.

Segundo os representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, estudos preliminares da pasta reforçam o potencial de Macaé para receber esses projetos de plantas de fábricas de insumos.

Além do governo federal, o governo estadual do Rio também elogiou a participação de Macaé nas estratégias de implantação do Plano, identificando a cidade como uma retroárea para o polo produtivo que também deverá se instalar no Rio de Janeiro.

Entre as condições favoráveis apontadas em Macaé, o governo municipal listou a oferta de gás natural processado pelo Terminal Cabiúnas, o potencial de produção da nova planta ligada ao Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), além da redução de 18% para 2% na alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Prefeitura de Macaé, 17/03/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo