Negócios

Rússia aumenta imposto de exportação para fertilizantes de 7 para 10%

De acordo com o documento, a partir de 1º de outubro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, a alíquota será de 7% se a taxa de câmbio média do dólar for inferior a 80 rublos e de 10% se a taxa de câmbio estiver acima de 80 rublos. As taxas são calculadas com base na cotação do dólar do mês encerrado, no dia 25.

Além disso, a taxa mínima em ambos os casos será de 11,4 dólares por tonelada para fertilizantes nitrogenados, 21,8 dólares por tonelada para o fósforo e 18,7 dólares por tonelada para o potássio.

A partir de 1º de janeiro, a Rússia introduziu direitos de exportação sobre fertilizantes minerais no valor de 23,5% por um ano, que entrariam em vigor se o preço dos fertilizantes excedesse US$ 450 por tonelada. No entanto, o Ministério das Finanças disse, em junho, que o governo estava estudando a possibilidade de substituir este mecanismo, devido ao baixo arrecadamento. Com isso, a partir de 1º de setembro, a Rússia passou a aplicar direitos de exportação de fertilizantes no valor de 7% do valor aduaneiro, com o estabelecimento de uma alíquota mínima em função do tipo de fertilizante.

TASS, 22/09/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo