Coopavel e Embrapa lançam inoculante para milho

A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel apresentaram, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), um novo inoculante para milho. O lançamento ocorreu em 12 de fevereiro, às 10h, no estande da Coopavel. O produto contém as estirpes da bactéria Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6), que promovem o crescimento das plantas, aumento da produtividade e redução no uso de fertilizantes nitrogenados.
O novo inoculante, chamado Azoscoop, é o primeiro desenvolvido pela biofábrica Biocoop, da Coopavel, em parceria com a Embrapa. Seu lançamento marca também a inauguração da fábrica, a primeira indústria de produtos biológicos dentro de uma cooperativa no Brasil. Para Rogério Rizzardi, coordenador do Show Rural Coopavel, essa iniciativa fortalece a produção sustentável e impacta desde os grãos até a pecuária.
Testado em sete ensaios de campo, ao longo de quatro safras, no Paraná, o Azoscoop demonstrou eficiência na redução do uso de nitrogênio. Em comparação ao tratamento sem inoculação e com 100% de N, foi possível reduzir em 25% a adubação nitrogenada sem perdas na produtividade. Já nos casos em que a adubação foi de 75% do N, o inoculante proporcionou um aumento de 12,4% no rendimento de grãos.
Os pesquisadores Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja, destacam que os inoculantes contendo bactérias promotoras de crescimento são uma alternativa para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes químicos.
O uso desse bioinsumo melhora a absorção de água e nutrientes pelas plantas, favorecendo o crescimento das raízes e tornando o aproveitamento do fertilizante nitrogenado mais eficiente. Além dos benefícios econômicos, a redução na necessidade de adubação química contribui para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa.
A Coopavel reforça que a parceria com a Embrapa assegura a qualidade e a eficácia do produto, que chega ao mercado como uma alternativa sustentável para a agricultura. A comercialização do Azoscoop começa em fevereiro, visando o plantio do milho na safrinha. Segundo Leandro Rudolf Belter, gerente de Biodefensivos da Biocoop, novos produtos serão lançados ainda em 2025 para auxiliar os produtores no controle de pragas e doenças.
Revista Cultivar, 18/02/2025.