Novas Tecnologias

Diretora do BNDES cita a importância na regulação do hidrogênio verde para a produção de fertilizantes

O Brasil precisa avançar na regulação do hidrogênio de baixo carbono para viabilizar a produção de fertilizantes nitrogenados verdes no país, segundo a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa.

Ela destacou que o mercado interno deve absorver o hidrogênio verde produzido no país, dados os desafios tecnológicos e de preço para a exportação. Nesse contexto, a produção de fertilizantes deve ser um dos destinos para o hidrogênio nacional.

“A janela de oportunidade que o Brasil tem agora não se abre há muito tempo”, afirmou em participação no evento Agenda Setorial no Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira (13/3).

Segundo Costa, o Brasil importa grande parte dos fertilizantes nitrogenados que consome, sendo que um terço do custo desses produtos corresponde à logística.

“Podemos usar parte desse custo logístico para fazer com que o hidrogênio verde e os fertilizantes nitrogenados fiquem viáveis no Brasil”, disse.

A diretora do BNDES indicou ainda que eventuais investimentos em hidrogênio podem fazer parte dos projetos de inovação do banco.

epbr, 15/03/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo