Novas Tecnologias

Espanha e Portugal procuram obter fertilizantes a partir de resíduos orgânicos

O projeto VALORCOMP, composto pelo Grupo de Pesquisa da Universidade de Valladolid (GIR) co-financiado pelo programa INTERREG entre Espanha e Portugal (POCTEP), que visa dar uma saída e recuperação aos resíduos gerados no tratamento da fração orgânica do lixo municipal. 

Para este fim, o projeto que será executado até 30 de setembro de 2019 permitirá encontrar soluções tecnológicas inovadoras para a recuperação desses resíduos. Essas soluções são baseadas em três áreas: recuperação de energia, desenvolvimento de novos materiais e produção de compostos de interesse agronômico.

A exploração termoquímica será da responsabilidade da Fundação CIDAUT, enquanto o Instituto Politécnico de Bragança será responsável pelo uso material e o uso agronômico será tarefa da GIR “Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos”. 

A GIR da UVa será responsável pela obtenção de fertilizantes concentrados de resíduos orgânicos destinados à agricultura. O trabalho específico será extrair desses resíduos os elementos mais interessantes para a produção de fertilizantes, como nitrogênio, fósforo e potássio.

Em reunião após a revisão técnica das tarefas, realizou-se uma visita técnica às instalações da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico (UTMB), onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dos processos e o problema de lixo do projeto.

O Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Universidade de Valladolid possui ampla experiência no campo do tratamento e recuperação de resíduos na indústria agroalimentar, bem como na produção de bioalcoóis e bioprodutos de diferentes matérias-primas

 

NCYT, 19/10/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo