Novas Tecnologias

INPI divulga Radar Tecnológico sobre fertilizantes

O INPI publicou, em janeiro de 2023, o Radar Tecnológico de Fertilizantes, elaborado no âmbito do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interministerial instituído pelo Decreto nº 10.605/2021, com a finalidade de fortalecer políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de fertilizantes no Brasil, de forma sustentável.

O plano de atividades do PNF foi dividido em duas etapas: 1) Benchmarking Internacional e 2) Diagnóstico da cadeia produtiva no Brasil, compreendendo temas divididos em seis linhas de ação: Nitrogênio; Fósforo; Potássio; Cadeias Emergentes; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Sustentabilidade Ambiental.

Nesse contexto, o INPI ficou responsável pela realização de estudos em bases de informações tecnológicas de patentes acerca da cadeia produtiva de fertilizantes, mais especificamente para as cadeias de Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK).

Partindo de uma amostra de 174 mil documentos de patentes de fertilizantes, foram realizados dois tipos de análise para os fertilizantes NPK: 1) Avaliação dos pedidos de patente no plano global, visando atender aos objetivos da etapa de benchmarking internacional; e 2) Análise dos pedidos de patente depositados no Brasil por residentes e não residentes, a fim de dar suporte ao diagnóstico nacional.

A análise mundial permitiu apresentar uma visão geral do estado da técnica das tecnologias em questão, evidenciando o volume de invenções no plano global e os principais depositantes, que refletem os atores com maior destaque em pesquisa e desenvolvimento na área.

No diagnóstico nacional, a análise dos pedidos de patente depositados no Brasil mostrou o interesse pelo mercado brasileiro, assim como as tecnologias com potencial de utilização no País. A avaliação dos depositantes permitiu ainda identificar as organizações que apresentam interesse pelo mercado nacional e as invenções para as quais buscam proteção.

No estudo, também foi realizada a análise dos pedidos de patente depositados por residentes no Brasil, com o objetivo de identificar o perfil das tecnologias em desenvolvimento no País e quem possui as competências para gerar inovação no setor.

O Radar Tecnológico inclui ainda um panorama de tecnologias de produção de amônia verde e amônia azul.

Instituto Nacional da Propriedade Industrial, 06/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo