Novas Tecnologias

JERA e CF Industries assinam acordo para projeto de amônia com baixo carbono

A companhia JERA celebrou um Acordo de Desenvolvimento Conjunto com a CF Industries para explorar conjuntamente o desenvolvimento de um projeto de produção de amônia com baixo carbono nos Estados Unidos.

O projeto planeja uma capacidade anual de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de amônia de baixo carbono, que será localizada no Complexo Blue Point da CF Industries em Louisiana, Estados Unidos. Nos termos do acordo, a JERA contempla uma participação acionária de 48% no projeto, bem como um tratado para adquirir mais de 500.000 toneladas de amônia anualmente para atender à demanda por combustíveis de baixo carbono no Japão. A decisão final de investimento deverá ser tomada pela JERA e pela CF Industries dentro de um ano, visando o início da produção em 2028.

Este acordo representa o progresso alcançado após o anúncio feito em janeiro de 2023, quando a JERA e a CF Industries iniciaram um memorando de entendimento para explorar a possibilidade de desenvolver um projeto conjunto de vendas e compras de amônia limpa. A assinatura do MOU foi resultado do processo de concurso, conduzido pela JERA, para a aquisição de amoníaco limpo em fevereiro de 2022. Este acordo sublinha ainda mais o progresso que a JERA tem feito na substituição do carvão por amoníaco na sua Central Térmica de Hekinan, no Japão.

A JERA assumiu o desafio de expandir as energias renováveis e desenvolver tecnologias de energia térmica com emissões zero. A Empresa compromete-se seriamente com a sua responsabilidade de facilitar a transição do setor energético para um futuro com menos carbono e, em 2020, estabeleceu uma meta “JERA Zero CO2 Emissions 2050” com o objetivo de alcançar zero emissões líquidas de CO2 de empresas nacionais e estrangeiras até 2050.

A JERA continuará contribuindo para a descarbonização global e para a resolução dos problemas energéticos mundiais, construindo e expandindo cadeias de abastecimento de hidrogênio e amoníaco com baixo teor de carbono, em cooperação com empresas líderes nacionais e estrangeiras.

“Temos o prazer de avançar ainda mais em nossa parceria com a CF Industries”, disse Yukio Kani, CEO e presidente global da JERA. “Encontrar soluções de ponta para as questões energéticas mundiais requer compromisso e parceria. Com a dedicação da JERA ao desenvolvimento de combustíveis de baixo carbono e a experiência da CF Industries como um dos principais produtores de amoníaco, estamos confiantes em fazer progressos tangíveis no sentido de concretizar uma cadeia de valor de amoníaco de baixo carbono e, em última análise, garantir um fornecimento de energia descarbonizada que seja sustentável, acessível e estável.”

“Temos o prazer de expandir nosso relacionamento com a JERA à medida que nossas empresas avançam em iniciativas de descarbonização de ponta que ajudarão a JERA e o Japão a atingir suas metas de descarbonização”, disse Tony Will, presidente e CEO da CF Industries. “Acreditamos que os projetos da JERA, que representam o primeiro volume significativo daquilo que acreditamos será uma procura global substancial de amoníaco limpo com baixo teor de carbono como fonte de energia, demonstrarão a contribuição significativa que o amoníaco pode dar para cumprir os objetivos de descarbonização de indústrias difíceis de reduzir. Esperamos continuar trabalhando em estreita colaboração com a JERA e outras partes interessadas no Japão à medida que os requisitos regulatórios e os incentivos governamentais relativos à amônia limpa com baixo teor de carbono forem finalizados”.

JERA, 24/04/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo