Novas Tecnologias

Ma’aden irá desenvolver solução para tornar sua produção de fosfatados mais sustentável.

A Ma’aden, junto a finlandesa Metso e a alemã thyssenkrupp Uhde firmaram um acordo para o desenvolvimento e licenciamento de uma solução de processamento de fosfogesso para uma planta em Ras Al Khair, na Arábia Saudita. O anúncio foi feito pela Metso em um comunicado de imprensa.

A Metso disse que a instalação dependerá de enxofre para a calcinação do fosfogesso e empregará tecnologias de captura de carbono que aproveitam a cal produzida durante o processo. Isto reduzirá as emissões de CO2 em todo a produção de fertilizantes fosfatados da Ma’aden, tornando-o mais sustentável.

A Metso enfatizou que o conceito patenteado da Ma’aden permitirá à empresa usar novas tecnologias para reduzir as emissões de carbono e transformar o fosfogesso em um recurso útil. A empresa finlandesa disse que seu papel será fornecer know-how tecnológico.

O comunicado de imprensa citou Hannes Storch, vice-presidente de metais e processamento químico da Metso, dizendo: “Estamos entusiasmados em ver este projeto único avançando. O novo conceito para o processamento de fosfogesso será um grande avanço na indústria de fertilizantes, contribuindo para metas de sustentabilidade, como a recuperação de resíduos e a limitação do aquecimento global. A Metso contribuirá para o projeto com nosso amplo conhecimento e experiência na área de leito fluidizado, limpeza de gases e soluções de ácido sulfúrico”.

FertilizerDaily, 16/01/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo