Na Índia, novas variedades de arroz prometem reduzir o uso de ureia em 50%

O uso de ureia no cultivo de arroz nos próximos anos deverá cair em quase 50%, já que novas variedades de arroz — que estão sendo desenvolvidas com metade da ureia usada atualmente — sem afetar o rendimento estarão disponíveis, disse Ajay Kohli, Diretor Geral Adjunto (Pesquisa) do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) de Filipinas.
Falando em um seminário sobre “Pesquisa de arroz para um futuro melhor”, organizado pelo Professor da Jayashankar Telangana Agricultural University (PJTAU), em Hyderabad na terça-feira (4 de março de 2025), disse que uma pesquisa intensa estava em andamento no desenvolvimento de novas variedades de arroz que consumiriam muito menos ureia, fertilizante rico em nitrogênio, sem afetar o rendimento.
O professor de prática Samarendu Mohanty, ganhador do prêmio mundial de alimentos, disse que havia uma necessidade de incentivar o cultivo de arroz para atender às necessidades dos países do Sudeste Asiático, pois isso também ajudaria a melhorar a renda dos agricultores. O estabelecimento de moinhos de arroz de tecnologia moderna para produção de arroz de qualidade também ajudaria a melhorar a renda dos agricultores.
The Hindu, adaptado GlobalFert, 10/03/2025.