Novas Tecnologias

OCP e IFC assinam acordo de empréstimo para a produção de fertilizantes verdes movido a energia solar

Em um movimento em direção a agricultura sustentável e a ação climática, a Corporação Financeira Internacional (IFC) e o gigante marroquino de fertilizantes OCP uniram forças para impulsionar a produção de fertilizantes de baixo carbono utilizando energia solar.

A colaboração visa promover sistemas alimentares globais mais verdes e mitigar as flutuações dos preços dos hidrocarbonetos, abordando questões cruciais de segurança alimentar, afirmou a OCP num comunicado de imprensa.

Nos termos do acordo, a IFC concederá um empréstimo verde de 100 milhões de euros à OCP para a construção de duas centrais de energia solar. Estas centrais aproveitarão a energia solar, fornecendo energia com emissões zero às operações mineiras do grupo nas cidades de Benguerir e Khouribga, que possuem as maiores reservas de fosfato do Marrocos.

O OCP destacou as perturbações nas cadeias de abastecimento alimentar e as instabilidades de preços que o mundo testemunhou por conta da pandemia da COVID-19 e da guerra na Ucrânia.

A este respeito, a empresa acredita que a diminuição da dependência de hidrocarbonetos, como a amônia é um passo fundamental para garantir a produção alimentar sustentável, a estabilidade dos preços e o reforço da segurança alimentar, especialmente nos países em desenvolvimento e emergentes.

Morroco World News, 11/10/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo