Novas Tecnologias

Planta de hidrogênio renovável para fornecer matéria-prima para as operações de amônia da Yara

Uma usina de hidrogênio renovável será construída para fornecer matéria-prima para as operações de amônia da Yara perto de Karratha, na Austrália Ocidental, após a decisão final de investimento no projeto.

Conhecido como Projeto Yuri, a Yara Clean Ammonia colaborou com a ENGIE para desenvolver a planta, que será construída no arrendamento existente da Yara Pilbara e adjacente à instalação de produção de amônia anidra em escala mundial da empresa.

O presidente da Yara Clean Ammonia, Magnus Krogh Ankarstrand, disse que a planta de processamento da Yara será a primeira instalação operacional estabelecida na Austrália Ocidental a receber e usar moléculas de hidrogênio verde para produzir amônia limpa.

A importância do projeto foi reconhecida pelo governo australiano com uma doação de AUD 47,5 milhões por meio da Rodada de Financiamento de Implantação de Hidrogênio Renovável da ARENA.

O Governo do Estado da Austrália Ocidental também apoiou o projeto Yuri com uma doação de AUD 2 milhões do Fundo de Hidrogênio Renovável do Estado.

“Valorizamos esse apoio do governo, que fornece validação adicional do projeto Yuri como um motor inicial confiável no desenvolvimento de oportunidades de hidrogênio renovável”, disse Ankarstrand.

“A Yara traz para o projeto extensa experiência operacional na Austrália e a liderança global de nossa empresa no desenvolvimento de um mercado de amônia limpa para diversas aplicações, como produção de alimentos sem carbono, combustível de baixa emissão para transporte e energia e amônia para aplicações industriais”, disse o Sr. disse Ankarstrand.

O projeto Yuri inclui um eletrolisador de 10 MW, 18 MW de energia solar fotovoltaica e armazenamento em bateria. Uma vez concluído, o projeto será um dos maiores eletrolisadores da Austrália, capaz de produzir até 640 toneladas de hidrogênio verde por ano.

A Yuri Operations Pty Ltd construirá a instalação de hidrogênio renovável e fornecerá o hidrogênio verde para a Yara Clean Ammonia. A construção está programada para começar ainda este ano em outubro de 2022. A produção de hidrogênio renovável está programada para começar e ser fornecida à planta de amônia em 2024.

Um consórcio da Technip Energies e do Monford Group recebeu o contrato de Engenharia, Aquisição, Construção e Comissionamento (EPCC) para a usina de hidrogênio renovável.

O gerente geral da Yara Pilbara, Laurent Trost, disse que o Projeto Yuri foi um projeto empolgante e transformador para as operações de processamento da empresa em Pilbara, que compreendem a planta de amônia e uma instalação técnica de nitrato de amônio.

“Yuri é um passo fundamental na descarbonização de nossas operações que já abastecem os mercados da Ásia e da Austrália”, disse Trost.

O desenvolvimento do Projeto Yuri também abriu caminho para que a planta de amônia da Yara Pilbara Fertilizers fosse reconhecida sob o Esquema de Certificação de Carbono Zero do Conselho de Energia Inteligente. A planta recebeu pré-certificação como resultado do compromisso de produzir amônia renovável a partir da energia produzida por energia solar fotovoltaica no local. A fábrica da Yara é o primeiro projeto de amônia verde a receber a certificação do Conselho.

O Bureau Veritas, líder mundial em testes, inspeção e certificação, foi contratado para realizar as avaliações técnicas para a pré-certificação.

World Fertilizer, 21/09/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo