Novas Tecnologias

Tecnologia inédita transforma vinhaça em fertilizante e água tratada

“A empresa SCBCS desenvolveu uma inovadora tecnologia que transforma vinhaça, subproduto da fabricação do etanol, em um pó rico em potássio, que pode ser aproveitado como fertilizante.
Além disso, a maior parte do líquido é transformado em água tratada, reutilizável em processos industriais. A solução foi desenvolvida, patenteada e testada no Brasil por especialistas de diversas nacionalidades, a partir do conhecimento do mercado sucroalcooleiro nacional, suas respectivas tecnologias de ponta e, também, pelo domínio tecnológico mais avançado mundialmente. A novidade será apresentada em palestra durante o 10º Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP), nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
“Além deste seminário, iremos participar de outros importantes eventos nacionais e internacionais. Esses encontros serão uma oportunidade para destacarmos a nossa solução inédita para o segmento e também para debater o tema com um público diversificado, envolvendo investidores e especialistas do setor de biotecnologia e bioenergia”, comenta Silvio Taboas, membro do conselho da SCBCS.

Tecnologia
Atualmente, para cada litro de etanol produzido são gerados aproximadamente 13 litros de vinhaça, ou vinhoto, como também é conhecido. Esse fluido é um resíduo líquido que pode prejudicar os solos. A tecnologia desenvolvida pela SCBCS retira as impurezas do material e, com a combinação de outros micronutrientes, transforma o vinhoto em adubo em pó de alto valor, que pode ser útil para os próprios canaviais. Com a solução, o Brasil diminuirá a demanda por importação de fertilizantes, que chega a 90%, pois mil litros de vinhaça transformada em pó contêm, no mínimo, dois quilos de potássio. A iniciativa traz outra vantagem para as indústrias canavieiras. “Agora é possível produzir álcool etílico como um produto ZLD, isto é, descarga líquida zero, um processo que não gera quaisquer resíduos e efluentes, normalmente nocivos ao meio ambiente”, explica Taboas.

Solução SCBCS ZLD®
Os especialistas da SCBCS passaram alguns anos pesquisando empresas nacionais e internacionais que detêm conhecimento similar em procedimentos envolvendo processos de separação por membranas e evaporação de alta eficiência. “A partir desse estudo, aliado a observações de tentativas pré-existentes e experiências parcialmente bem-sucedidas, a SCBCS alcançou uma inovação única, testada em nível semi-industrial, capaz de eliminar completamente a produção de vinhaça e, consequentemente, o seu descarte por meio das destilarias de álcool. Posteriormente, não apenas fabricantes de bioetanol de primeira geração, a exemplo do biodiesel e do etanol de segunda geração, como todos os destiladores de bebidas alcoólicas, também se beneficiarão da tecnologia”, enfatiza Juan Staibano, membro do conselho da
SCBCS.
A empresa tem como principais diferenciais a inovação e a sustentabilidade, investindo em capital humano e científico, além de forte visão comercial. A SCBCS é a proprietária exclusiva dos direitos de uso da tecnologia e patente da chamada SCBCS ZLD® (Sugar Cane Business Case Sustainability, Zero Liquid Discharge). A solução é aplicada por meio da utilização de instalações e máquinas industriais e necessita do acompanhamento de sistemas especialistas, pois o processo de transformação da vinhaça requer a utilização de sensores interpretativos e ajustes dinâmicos hipersensíveis, processos não óbvios de ajuste das condições físico-químicas de cada variedade de vinhaça em particular.
Essa tecnologia garantirá, principalmente, a preservação do meio ambiente, uma vez que as fábricas obterão água reutilizável nos seus processos industriais e poderão evitar a contaminação dos campos, águas superficiais e os lençóis freáticos. Além disso, haverá um benefício logístico, visto que os produtores não precisarão mais disponibilizar tanques e caminhões para transportar a vinhaça. A previsão de chegada da SCBCS ZLD® ao mercado nacional é de dois anos.
Esta inovação e o novo empreendimento já contam com o apoio do Governo Federal, por meio da Diretoria de Tecnologias Inovadoras do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Ministério das Minas e Energia e do Ministério do Meio Ambiente.
Os dados para contato com a SCBCS estão disponíveis no site da tabVlae, empresa que representa a SCBCS. O acesso e os dados de contato são feitos por meio do link www.tabVlae.com.”

Printer Press Comunicação Corporativa, 11/11/2011

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo