Novas Tecnologias

UE endurece regulamentações sobre revestimentos de fertilizantes

A UE vai apertar os regulamentos para revestimentos de fertilizantes. A partir de 2026, pelo menos 90% de um revestimento deve ter se degradado naturalmente em 4 anos.

Em julho de 2022, o novo Regulamento de Produtos Fertilizantes da União Europeia entrou em vigor. Os novos regulamentos visam proteger a qualidade do solo e da água na UE.

A partir de julho de 2022, todos os produtos fertilizantes já devem ser fornecidos com nova rotulagem. Este contém, por exemplo, mais informações sobre o conteúdo e operação do produto. Agora, os fabricantes ainda podem entregar produtos fabricados de acordo com os antigos regulamentos da UE até junho de 2022. A produção a partir de julho de 2022 deve, portanto, cumprir os novos regulamentos.

Além disso, os regulamentos para revestimentos de fertilizantes de liberação lenta serão mais rígidos. Os revestimentos atuais quebram, mas isso leva muito tempo. A UE quer que o processo de degradação seja acelerado: a partir de 2026, pelo menos 90% de um revestimento deve ser degradado em um teste de laboratório no prazo máximo de 48 meses (ou seja, dentro de 4 anos), tanto física quanto biologicamente, em apenas dióxido de carbono (CO2), biomassa e água .

Atualmente, está sendo desenvolvido um teste para determinar a degradação do revestimento. Em julho de 2024, a Comissão Europeia avaliará e determinará os critérios para isso. A organização comercial Fertilizers Europe fornece insumos para isso dos fabricantes de fertilizantes. A indústria vem trabalhando há vários anos em novos revestimentos que possam atender aos novos regulamentos.

Os novos revestimentos devem, portanto, tornar-se biodegradáveis ​​mais rapidamente, mas a eficácia dos fertilizantes não deve ser comprometida. Afinal, deve-se ser capaz de continuar a cultivar árvores e plantas de alta qualidade com segurança. 

Anteriormente, esforços conjuntos das organizações tutelares levaram a um ajuste do período de degradação: de 24 meses para 48 meses (após o tempo de ação do fertilizante). Isso já está previsto na legislação.

LTO Nederland, 18/01/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo