Novas Tecnologias

Yara apresenta navio porta-contêineres elétrico e autônomo para transporte de fertilizantes

500 estudantes locais e o príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus, celebraram recentemente o batizado de Yara Birkeland, o primeiro navio porta-contêineres elétrico e autônomo do mundo.

Como uma reviravolta na tradição marítima, o navio livre de emissões foi batizado por duas madrinhas. Para representar o futuro, Pernille Gundersrud (12) e Malene Moen Straume (12) assumiram esse papel. O batizado aconteceu perto da fábrica Yara Porsgrunn.

“Combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões nocivas de CO 2 é a tarefa mais importante da comunidade mundial. O aquecimento global ameaça nosso futuro”, diz Gundersrud.

“Somos jovens. Representamos o futuro, assim como Yara Birkeland. Estamos incrivelmente orgulhosos e agradecidos por sermos madrinhas do primeiro navio porta-contêineres totalmente elétrico e autônomo do mundo com zero emissões”, diz Straume.

O navio transportará fertilizantes através do fiorde da fábrica de Porsgrunn da Yara até o porto de Brevik e, assim, eliminará as emissões de carbono de 40.000 caminhões a diesel por ano.

Transporte verde

Cerca de 500 alunos de Porsgrunn da quinta à sétima série se juntaram ao príncipe herdeiro na cerimônia.

“Nós a batizamos Yara Birkeland. Que você seja abençoada com boa sorte em sua missão e possa inspirar outros na luta por um clima melhor”, disseram as duas madrinhas antes de jogar uma garrafa de champanhe com gelo especialmente feita contra a proa do navio .

Em seu discurso, Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Haakon Magnus da Noruega dirigiu-se aos jovens, assim como a Yara.

“É preciso coragem para criar algo novo. Requer investimento, paciência e capacidade de não desistir após a primeira tentativa. A inovação requer tentativa e erro – e tentativa e erro novamente – até que você tenha sucesso. Aqueles de vocês que trabalharam na A Yara por muitos anos esteve envolvida nisso várias vezes ao longo da história da empresa”, disse Sua Alteza Real na cerimônia em Porsgrunn.

“Este é um marco para a Yara”, diz Svein Tore Holsether, presidente e CEO da Yara International.

“A Yara tomou uma decisão ousada em 2017. Queríamos construir o primeiro navio porta-contêineres sem carbono do mundo. Hoje, cinco anos depois, comemoramos o resultado dessa decisão ambiciosa. Yara Birkeland é resultado de ambição, curiosidade e colaboração, onde inovação, sustentabilidade e tecnologia se unem”, afirma.

A Yara desenvolveu o navio movido a bateria em colaboração com vários parceiros noruegueses. A Kongsberg Maritime desenvolveu e entregou a tecnologia. O navio é construído por Vard. A Yara Birkeland será operada por uma joint venture realizada pelo Kongsberg Group e Massterly, que é de propriedade do Wilhelmsen Group. A Enova, de propriedade do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, contribuiu financeiramente (NOK 133,5 milhões) para o desenvolvimento de Yara Birkeland.

O navio tem o nome de Kristian Birkeland, um importante cientista norueguês no início de 1900, que é um dos fundadores do que a Yara representa hoje.

Worldfertilizer, 03/05/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo