A PhosAgro aumentou a produção em 7% no primeiro trimestre e as vendas em mais de 11%
Durante o primeiro trimestre, o Grupo PhosAgro, importante produtor de fosfatados na Rússia, aumentou a produção de seus insumos destinados a agricultura em 7% comparado ao mesmo período de 2023.
O principal aumento veio dos fertilizantes fosfatados e dos fosfatos para rações: a sua produção aumentou 9%, para 2,26 milhões de toneladas, devido ao novo complexo de produção em Volkhov que atingiu sua capacidade projetada.
As vendas totais dos produtos do grupo no período de janeiro a março aumentaram 11,4%, para 3,1 milhões de toneladas.
Quanto as vendas de fertilizantes, estas aumentaram 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado e ultrapassaram 3 milhões de toneladas. O crescimento nas vendas de fertilizantes contendo fósforo e fosfatos alimentares foi de 16%.
“As vendas aumentaram principalmente devido aos fertilizantes fosfatados, devido às suas qualidades complexas. As linhas de produção flexíveis tornaram possível mudar para a produção de classes NPK/NPS que estavam em demanda no mercado neste momento”, disse o CEO da PhosAgro, Mikhail Rybnikov.
O aumento da produção de fertilizantes fosfatados foi garantido pelo aumento da produção de ácidos fosfórico e sulfúrico, bem como do volume de produção de amônia.
A produção de ácido fosfórico, principal matéria-prima para a produção de fertilizantes fosfatados, no primeiro trimestre aumentou mais de 5% em relação ao ano passado e somou quase 900 mil toneladas.
A produção de ácido sulfúrico aumentou 5%, para quase 2,2 milhões de toneladas. O aumento da produção foi assegurado pelo aumento da eficiência operacional da fábrica de produção de ácido sulfúrico em Cherepovets e pelo comissionamento de uma nova unidade de produção em Balakovo.
Interfax, 22/04/2024.