Produção

Veolia entrega fábrica de fertilizantes fosfatados na Tunísia

A Veolia Water Technologies fornecerá uma planta de processamento que integra os sistemas de cristalização HPD ® projetados para produzir fertilizantes com fósforo de alta pureza e solubilidade.

O Grupo ALKIMIA, uma holding química da Tunísia especializada na produção de sais de fosfato para aplicações industriais, confiou na Veolia para entregar suas tecnologias de cristalização de HPD em uma nova planta de 25.000 tpa de fosfato monoamônico (MAP) localizada em Gabes, Tunísia.

Integrada à planta, que produzirá fertilizantes de maior valor para exportação regional, a Veolia projetou um circuito para processar solução de fosfato mono e diamônico por meio de uma sequência de dupla cristalização usando a tecnologia HPD PIC ™ que permite minimizar resíduos e obter maiores rendimentos de produção. A linha de produção inclui sistemas de separação centrífuga sólido-líquido, secagem, resfriamento e peneiração para fornecer um produto com um tamanho de cristal grande que possui pureza máxima (ou seja, superior a 99% em peso) e solubilidade (ou seja, concentração de impurezas abaixo de 0,2% em peso).

Como as operações de produção de fertilizantes cristalinos são complexas, delicadas e sensíveis, a Veolia propôs uma solução que seguiu uma série de testes de laboratório para simular o processo de cristalização e confirmar sua viabilidade técnica em escala de bancada. Esta etapa crucial reduziu os riscos e deu ao Grupo ALKIMIA a confiança de que o processo técnico e comercial proposto é direto e escalável.

“Temos o prazer de ajudar a ALKIMIA a diversificar seu portfólio de produtos em produtos de maior valor. Este projeto na Gabes reflete a confiança dos principais produtores de MAP no know-how de cristalização da Veolia em fornecer fertilizantes de fósforo totalmente solúveis para um mercado ávido por sustentar o rendimento das culturas em meio à crescente escassez de água ”, declarou Jim Brown, CEO da Veolia Water Technologies Americas.

WorldFertilizer, 17/10/2019

Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo