Produção

Veolia fornece tecnologia para produção de Sulfato de Potássio na Turquia

A Veolia Water Technologies fornecerá as principais tecnologias de processamento que integram os sistemas de cristalização projetados para produzir sulfato de potássio (SOP) de alta qualidade.

Em um mundo com uma classe crescente de consumidores mais abastados, a demanda por alimentos de alto valor como frutas frescas, vegetais, nozes e café está aumentando. Graças a estufas e irrigação de precisão, essas plantas são cultivadas em áreas áridas com solos e climas inóspitos. Porém, como algumas dessas culturas especializadas são sensíveis ao cloreto, os fertilizantes tradicionais de potássio não podem ser aplicados. Na Turquia, a solução tem um alto custo. Isso significa importar um fertilizante multinutriente isento de cloretos e solúvel em água: sulfato de potássio ou SOP.

Para tornar esse produto mais acessível e disponível localmente, a Alkim Alkali Kimya AS (Alkim), com sede em Istambul, Turquia, um dos maiores produtores de sulfato de sódio do mundo, decidiu investir em suas instalações em Koralkim, perto de Dazkiri, na costa do lago Acigöl. Para produzir até 50.000 tpa de SOP solúvel.

Como o SOP não é um mineral que ocorre naturalmente, a Alkim concedeu à Veolia um contrato para fornecer sua tecnologia de cristalização para produzir o SOP na forma cristalina e totalmente solúvel. A reação química entre o cloreto de potássio purificado e a salmoura saturada com sais de sulfato ocorre em cristalizadores de defletor de tubo de sucção que permitem o tempo de reação sob temperatura controlada para promover o crescimento de cristais de SOP altamente puros.

A Alkim confiou na Veolia duas vezes antes para fornecer o sistema inicial de cristalização e uma subsequente expansão nas instalações em Çayirhan, perto de Anakara, para produzir sulfato de sódio puro a partir de Glauberite em solução extraída de depósitos naturais subterrâneos. O sucesso dessas instalações, juntamente com o teste de bancada de laboratório realizado para arriscar o projeto e validar as projeções de design e desempenho, deram à Alkim a confiança de selecionar a Veolia mais uma vez.

Reha Kora, CEO da Alkim, disse: “Esta é uma continuação do trabalho em conjunto com a Veolia em vários projetos por muitos anos.” O executivo também chamou a atenção para o futuro do projeto e sua convicção no relacionamento. “Temos a total confiança de que este projeto de SOP será realizado com grande sucesso.”

“Temos o prazer de apoiar a Alkim na produção de fertilizantes de potássio de alta qualidade para atender à demanda na Turquia e além. As tecnologias de cristalização do HPD exemplificam o valor que a Veolia agrega à indústria de fertilizantes na extração de nutrientes solúveis das culturas com o uso mais eficiente de energia e água”, disse Jim Brown, CEO da Veolia Water Technologies Americas.

World Fertilizer, 09/01/2020

Fonte da imagem: Pixabay

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo