Logística

Anel Viário de Cubatão é aberto ao tráfego na interligação

Uma das obras mais esperadas, o Anel Viário de Cubatão foi inaugurado na manhã de ontem e liberado ao tráfego por volta do meio-dia. O equipamento construído na interligação das rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega, próximo ao trevo do km 55 da Anchieta, duplica a capacidade de fluxo de veículos e deverá minimizar um dos principais gargalos logísticos na região. Por ali, passa todo o volume de tráfego que se destina aos municípios Baixada, ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão.  

O secretário de Logística e Transportes do Estado, Clodoaldo Pelissioni, o secretário estadual de Habitação Marcos Penido, o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, os prefeitos Márcia Rosa (Cubatão), Mauro Orlandini (Bertioga) e Paulo Alexandre Barbosa (Santos) participaram da cerimônia de inauguração no local e percorreram um trecho da via.

Ao todo, foram investidos nas obras R$ 392,6 milhões, sendo R$ 209,6 milhões só no anel viário. As obras foram realizadas pela concessionária Ecovias e integram o pacote de intervenções para reduzir os congestionamentos na chegada à Baixada Santista. O anel viário Engenheiro Luiz Antonio Veiga Mesquita é formado por seis viadutos e tem 2,8 quilômetros de extensão. Estima-se que a capacidade de tráfego aumente em até 100% no trecho.

Segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que fiscalizou e gerenciou as obras, passam pelo trecho concluído agora 100 mil veículos por dia, em média. 

Outros R$ 183 milhões foram investidos nas obras de implantação da terceira faixa entre o km 262 e o km 270 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni na região do Polo Industrial de Cubatão. A faixa tem 16 quilômetros de extensão, sendo oito quilômetros por sentido, e amplia em 50% a capacidade de tráfego no segmento. O trecho da Cônego Domenico Rangoni entre o km 262,75 e o km 268,2 pista leste (sentido Bertioga) havia sido entregue antecipadamente, no mês de junho.

O secretário Pelissioni reconhece que as obras em andamento ainda não são a resposta final aos gargalos logísticos na Baixada. “Temos que continuar investindo mais ainda, porque o fluxo de veículos aumenta muito”, disse ele.

Para a prefeita de Cubatão Marcia Rosa de Mendonça Silva, que muitas vezes pressionou o Governo do Estado por soluções para os congestionamentos constantes em sua região, o Anel Viário não é a solução definitiva, mas acredita que é um avanço na resolução do gargalo logístico. “É preciso muitas obras para dar fluidez ao grande trânsito que a região recebe. Vai resolver tudo (anel viário)?, claro que não, mas é um passo extremamente importante, muito significativo, vai melhorar muito a fluidez do trânsito aqui, com certeza”. 

“Essa obra é fruto de uma luta coletiva dos municípios e do Governo do Estado. A intervenção irá melhorar muito a vida dos caminhoneiros que chegam em Santos, mas, principalmente, a das pessoas que vivem aqui e sabem das dificuldades encontradas no viário todos os dias”, comentou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, presente na solenidade de entrega da obra.

Após os discursos, houve descerramento da placa inaugural. A seguir, foi inaugurado um monumento alusivo à obra, de autoria do artista plástico Luis Garcia Jorge.

Alça de acesso

Outra obra de logística começará no próximo dia 15 na Margem Esquerda do Porto de Santos. Orçada em R$ 1 milhão, a alça de acesso de acesso será construída na região do terminal da Fassina. “É uma nova alça de aceleração e desaceleração que vai diminuir também o congestionamento na Rua do Adubo. São R$ 1 milhão em investimentos e 90 dias para ser concluída”, afirmou Pelissioni.

Via Anchieta

“Estamos em estágio avançado de projetos para a entrada de Santos. Temos duas obras que a Prefeitura vai executar com recursos do PAC”, disse Pelissioni. O secretário afirma que solicitou ao secretário de Portos que assuma uma delas na região da Codesp e “aumente os investimentos previstos ali. Uma alça que vai ser um novo viaduto. E a parte do Governo do Estado é fazer com que a rodovia Anchieta volte a ser um antigo leito, e ainda implantando binários (nova pista lateral). Com isso nós acreditamos que vamos resolver ali os problemas de gargalos de congestionamentos na entrada de Santos”.

O projeto da Via Anchieta prevê a construção de sete viadutos. As obras serão custeadas pelo Governo Federal e Prefeitura de Santos.

Viadutos na Imigrantes

O secretário confirmou que as obras dos viadutos na região dos semáforos na Rodovia dos Imigrantes estão em andamento. Pelissioni disse que serão construídos quatro viadutos para segregar o trânsito urbano do fluxo da rodovia. “Nós queremos entregar até o final de 2015 esta obra inteira”.

Ponte Pênsil

A entrega da Ponte Pênsil estava prevista para novembro e foi adiada para março. “A Ponte Pênsil teve um problema, o bloco de sustentação estava danificado. Nós vamos reformar esse bloco. Fizemos até um aditivo de prazo e valor no contrato para entregar devidamente a ponte. Vamos ter um pequeno atraso, mas necessário para a segurança de todas as pessoas que passam por ali”, esclareceu Pelissioni.

Via Expressa Sul

“A Expressa Sul já estará praticamente concluída agora em outubro. Concluímos uma parte adicional no sentido litoral sul e litoral norte, e temos o viaduto de Samambaia (bairro de Praia Grande) que devemos entregar até o fim do ano”, disse o secretário estadual. 

Diário do Litoral, 02/10/2014

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