Logística

Caminhoneiros ameaçam fechar estrada que leva a misturadoras de fertilizantes em Goiás

Caminhoneiros autônomos prometem fazer uma manifestação e interditar amanhã, dia 10, a Avenida Sebastião de Pádua, em Catalão, Goiás. O manifesto é pelas condições precárias da estrada que leva ao terminal da mineradora CMOC Brasil e outras empresas misturadoras de fertilizantes na região, como Tocantis, Eurochem, Yara, Fertigran, Grão Fertil e Solo Fértil.

O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, afirmou que a interdição afetará a passagem de todos os veículos, incluindo cargas.

Chorão foi um dos líderes na greve dos caminhoneiros que parou o país em 2018. Ele explicou que as empresas responsáveis ​​pelo carregamento e descarregamento serão convidadas a dialogar, pois os caminhoneiros estão enfrentando longos períodos de espera para carregar seus veículos, sem compensação financeira.

Outro ponto de reclamação é o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que, segundo o prefeito Adib Elias, não teria sido pago pela mineradora CMOC Brasil. Chorão argumentou que esses recursos poderiam ser usados ​​para reconstruir o pavimento asfáltico da estrada, o que está causando prejuízos tanto aos profissionais de transporte quanto às empresas instaladas na área.

A disputa entre a prefeitura e as empresas mineradoras em relação ao asfaltamento dessa estrada tem sido arrastada por vários anos, sem progresso.

Chorão garantiu que todas as entidades, incluindo sindicatos e cooperativas foram informadas sobre a interdição planejada e que o prefeito Adib Elias também será notificado sobre o ato de protesto.

Globo Rural, 11/10/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo