Logística

Especialistas dizem que produtores não tem mais tempo para adiar compra de fertilizantes

A janela de plantio se aproxima e a preocupação da indústria de insumos agrícolas é com o produtor que ainda não comprou defensivos e fertilizantes. O atraso pode acarretar um problema logístico às distribuidoras e revendas. Não há mais tempo para adiar a compra de insumos, alertam especialistas.

Para a gerente de cultivos da FMC, Débora Prado, o período de decisão está chegando ao fim porque em aproximadamente 30 dias se inicia o plantio de grãos, como a soja. Se o produtor não comprar agora, ele poderá não ter os produtos no período de aplicação que necessita.

“Percebe-se um receio da indústria, e também uma corrida para se preparar, para ter agilidade e logística na hora da entrega de produtos. O medo é que o produtor não tenha o produto”, ressalva a especialista.

Débora comenta, ainda, que há revendas e distribuidoras cogitando alugar caminhões para tentar compensar esse ‘atraso’ na decisão para conseguir circular os insumos nas diversas regiões do Brasil.

Se por um lado, as distribuidoras e revendedoras estão mais otimistas para recuperar negociações e atratividade nos preços dos insumos no segundo semestre, por outro ainda convivem com uma cautela dos produtores que pagaram mais caro em 2022, afetados principalmente por fatores como taxa cambial e os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, no caso dos fertilizantes.

A consequência para o produtor é a reflexão baseada em um inventário do que ele tem no estoque e no que ele deve investir. Diante de safras mais apertadas, com margens de lucro achatadas, o cenário de compra é cauteloso.

A percepção das especialistas é que, embora o cenário é de ajuste e readequação da agricultura e da indústria, há estimativa de recordes de produtividade para a próxima safra e não existe crise instalada e nem previsão de rentabilidade negativa.

Globo Rural – Adaptado GlobalFert, 10/08/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo