Logística

Fecoagro-SC alerta sobre atrasos na entrega de fertilizante

A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro-SC) alertou que a indefinição de produtores rurais sobre o momento da compra de fertilizantes está gerando problemas nas entregas do produto para o plantio da safra de verão.

“Como os agricultores demoraram para se decidir nas compras, as cooperativas também não compraram e as indústrias não se abasteceram de matéria-prima para evitar riscos nos estoques, o que retardou o processo. Agora tudo está atrasado”, diz nota publicada no site da entidade.

Segundo a federação, as compras internacionais desses insumos foram adiadas e o setor corre o risco de não receber os produtos no prazo necessário para início da implantação das lavouras de soja e milho.

A Fecoagro-SC relata que um navio com adubo aguarda para atracar no Porto de São Francisco do Sul (SC) há mais de 20 dias.

O agravante é que as embarcações com fertilizantes só têm preferência de atracação após 15 dias de espera, disse a entidade.

“Antes disso, os outros produtos têm preferência de atracação, o que resulta em maior atraso nas entregas dos fertilizantes”, explica o comunicado. “Para piorar a situação, a chuva também não permite a descarga. O adiamento das descargas tem sido frequente, o que coloca em risco a chegada dos fertilizantes às lavouras no momento necessário para o plantio”, completa.

A Fecoagro informou que aguarda a chegada de 34 mil toneladas de fertilizantes no Porto de São Francisco do Sul. Enquanto isso, os produtores rurais enfrentam atraso no recebimento de seus insumos para a safra.

Globo Rural, 04/10/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo