Logística

Ferrovias da Lituânia param de transportar potássio produzido pela Belaruskali

O conselho de ferrovias estatais da Lituânia votou para interromper o transporte de potássio produzido pela produtora estatal de potássio Belaruskali, a menos que obtenha a aprovação do governo para retomar.

Belaruskali, o segundo maior produtor mundial do fertilizante agrícola que é um grande gerador de dinheiro para a Bielorrússia, foi sancionado pelos EUA em agosto passado, um ano após uma repressão após uma disputada eleição presidencial que o presidente Alexander Lukashenko disse ter vencido.

A proibição das vendas de potássio entrou em vigor em 8 de dezembro de 2021 após um período de liquidação de quatro meses, mas o transporte de potássio da Bielorrússia continuou via Lituânia.

No início deste mês, a Lituânia rescindiu o acordo de transporte entre sua empresa ferroviária e Belaruskali, dizendo que era contra a segurança nacional. O acordo terminará em 1º de fevereiro.

A Bielorrússia, sem litoral, usa o porto de Klaipeda, na Lituânia, para exportar potássio para clientes que incluem Índia, China e Brasil.

A Yara, que compra de 10 a 15% dos produtos da Bielorrússia, disse este mês que encerrará as compras de potássio da Bielorrússia até 1º de abril, uma vez que as sanções internacionais impossibilitaram a continuidade do comércio.

Worldfertilizer, 03/02/2022
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo