Logística

Fertilizantes russos confiscados em portos europeus estão sendo doados a países africanos

Russos dizem estar disposto a doar cerca de 262.000 toneladas apreendidas de fertilizantes russos em portos europeus em diferentes países como Bélgica, Holanda, Lituânia e Estônia.

“Em setembro passado, o presidente Vladimir Putin anunciou que estávamos prontos para entregar gratuitamente 300.000 toneladas de nossos fertilizantes, apreendidos ilegalmente nos portos da UE, a países africanos. Demoramos 6 meses para obter pelo menos o primeiro carregamento de 20.000 toneladas para o Malawi, e recentemente outro carregamento de uma quantidade semelhante de fertilizante foi entregue ao Quênia. O mesmo carregamento está programado para ir para a Nigéria em breve”, disse Sergey Lavrov, representante no exterior do governo russo.

Como destacado, o primeiro e único lote, até o momento, de produtos com 20 mil toneladas foi enviado da Holanda para o Malawi, porém a previsão de chegada de novas remessas ao Quênia, agora, foi notificado que a Nigéria também receberá doações.

Os russos acusam a União Europeia de estarem atrasando o envio das remessas para os países africanos, os envios estão sendo mediados pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU (PAM) e do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

TASS – Agência de Notícias Russas, Alterado GlobalFert, 30/05/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo