Logística

Gargalo logístico na Rússia pode gerar impactos em sua agricultura e nos preços de fertilizantes

O maior país do mundo em extensão territorial enfrenta problemas no transporte de combustível, ocasionando falta de diesel para as máquinas agrícolas. O jornal russo Izvestia noticia que o tempo para entrega duplicou no último mês, esse cenário é agravado por conta do transporte de carvão, prioridade no momento, como consequência, um terço de todo combustível produzido pelos russos está sob trilhos.

Outros dois ponto que aumentam a falta de combustível é o reparo em algumas refinarias, como a unidade de Astracã da Gazprom. Por fim, a desvalorização acentuada do rublo frente ao dólar, torna a venda dos derivados de petróleo para o mercado internacional ainda mais lucrativo do que a venda para o mercado interno, tendenciando as produtoras russas a destinar maior parte do combustível as exportações.

Por conta dos fatores citados acima, já é informado em diversas regiões russas aumentos nos preços do diesel, impactando a cadeia produtiva agrícola russa, porém é noticiado que os impactos podem ser sentidos nos insumos agrícolas também, como os fertilizantes.

O governo russo monitora de perto a situação e realiza conversas com as petrolíferas e a Russian Railways, empresa responsável pelas linhas férreas russas, na tratativa de priorizar a entrega de combustíveis para o mercado agrícola. Fora isso, ainda não foram tomadas medidas drásticas, porém, é especulado que haja o controle das exportações de derivados de petróleo, chegando ao ponto da proibição dos mesmos.

OilCapital – Adaptado GlobalFert, 23/08/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo