Logística

Mesmo com chuvas e paralisações porto de Paranaguá bate recorde no mês de outubro

As fortes chuvas que marcaram mais da metade do mês de outubro atrapalharam as movimentações no Porto de Paranaguá (PR), a principal via de escoamento de fertilizantes do país. O granel sólido de importação e exportação teve de parar nesse período devido à precipitação.

No entanto, como contou à Globo Rural o diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, o corredor de exportação leste registrou indicadores de mais de 100 mil toneladas por dia nos momentos em que pôde embarcar, o que converteu o período em mês mais produtivo da história do porto.

De acordo com o diretor, a movimentação em outubro chegou a aproximadamente 5,3 milhões de toneladas, um crescimento de 5% se comparado ao mesmo mês do ano passado. Durante os dez meses deste ano, o aumento foi de 7,5% em relação a igual intervalo de 2022.

“Apesar do alto índice de chuvas, nós vamos movimentar quase 5% a mais do que o mesmo período do ano passado. A nossa perspectiva até o final do ano é muito boa, mesmo considerando os períodos de paralisação”, afirmou o diretor.

Segundo ele, o impacto não foi significativo para a logística porque o monitoramento e controle do recebimento dos caminhões, até mesmo das cargas via ferrovia, foi bem estruturado, sem impactar esse modais diante de qualquer gargalo causado pela operação portuária.

“Para fechar o ano, a estimativa é que alcancemos 63 milhões de toneladas, com um crescimento de aproximadamente 8% ano em comparação a 2022, o que para os portos de Paranaguá e Antonina é extremamente expressivo, um aumento de 4,6 milhões de toneladas ano contra ano”, detalhou.

Globo Rural, 01/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo