Logística

Porto da cidade de Porto Alegre suspende atividades devido à cheia do Lago Guaíba

A Portos RS, autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul, informou, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que a unidade de Porto Alegre está com as operações temporariamente suspensas. O motivo é a elevação do nível do Lago Guaíba registrada na manhã desta quarta-feira (22) e o consequente avanço sobre o Cais.

Porto Alegre amanheceu sem chuva, mas, conforme estava previsto, por volta das 11h30min o tempo mudou. “Para a retomada das atividades, será preciso aguardar o recuo das águas e a reabertura das comportas por parte do Dmae”, diz o texto da Portos RS. Os outros portos do Estado seguem em operação.

O porto de Porto Alegre, mesmo possuindo características fluviais, é classificado como porto marítimo. Mantém 8km de cais acostável, dividido entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias. Sua estrutura envolve 25 armazéns com 70 mil m², numa área total de 450 mil m².

Desde o primeiro semestre de 2005, a área de operação do porto público está concentrada no cais Navegantes. Possui capacidade de operação de até três navios de longo curso simultaneamente.

O zoneamento do porto da Capital gaúcha dispõe de áreas distintas para terminais multipropósito, de grãos, de fertilizantes e carga geral. Nos últimos cinco anos, o porto de Porto Alegre, juntamente com os terminais privados, movimentou cerca de 6 milhões de toneladas por ano em produtos, entre eles os fertilizantes que possui a maior movimentação no porto.

Jornal do Comércio, 22/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo