Logística

Porto de Rio Grande registra recorde em movimentação de cargas

O Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, teve no ano passado o melhor desempenho da história em movimentação de cargas. Ao todo foram embarcadas 38 milhões de toneladas, 1,4% a mais que 2015, como mostra reportagem do RBS Notícias.

O bom desempenho no escoamento foi puxado pela compra de fertilizantes, o que indica boas perspectivas da safra de 2017, e a venda de celulose, o que movimentou também a navegação pelo Guaíba e pela Lagoa dos Patos.

Para o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, a situação gera renda e emprego. “Só ali no Porto de Pelotas, são mais de 800 empregos diretos e indiretos”, observa. O superintendente do porto, Janir Branco, relata um aumento na movimentação de celulose de 96%. “A tendência e de que a celulose tenha um aumento no número da exportação no ano de 2017”, acrescentou.

O último balanço das exportações gaúchas, que será divulgado na próxima semana pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), mostra aumento nas exportações de automóveis com a retomada das vendas para a Argentina e de calçados, beneficiados pelo aumento do dólar, que torna o produto brasileiro mais barato.

“A China, os Estados Unidos e a própria Argentina devem ter um crescimento maior que em 2016, e isso pode ser benéfico para nós. Mas também existem outros condicionantes, como a questão do [presidente eleito, Donald] Trump nos Estados Unidos, que não se sabe muito bem o que vai acontecer”, diz o pesquisador em economia Tomás Torezani.

 

G1, 17/01/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo