Porto de Vitória ajusta tarifas e acesso deve ficar até 90% mais barato
A Vports, antiga Codesa e atual operadora do Porto de Vitória, ajustou as tarifas cobradas aos navios que atracam no complexo portuário. A medida, segundo a concessionária, consiste em um reequilíbrio das taxas e derruba em até 90% o custo que as embarcações têm para acessar o porto, a depender do tipo de carga movimentada.
É o caso dos navios que atracam nos terminais com carga de trigo, por exemplo. Os transportadores de contêineres, ferro-gusa, malte, carvão e fertilizantes também estão entre os que devem ser beneficiados.
A redução média é de 46%, segundo o diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle. Por outro lado, há casos em que a tarifa será reajusta em mais de 1.500%, o que tem provocado reação contrária de alguns setores.
Hulle explica que o ajuste está ligado a uma mudança na cobrança da taxa referente ao VTMIS, um sistema de auxílio eletrônico à navegação com capacidade para prover o monitoramento ativo do tráfego marítimo.
Ao comprar a Codesa e ganhar a concessão portuária, em setembro do ano passado, a VPorts adquiriu também a função de autoridade portuária (responsável pela administração do porto organizado) do Complexo de Vitória – o que inclui terminais portuários de Tubarão, Vila Velha e Vitória.
A Gazeta, 28/03/2023.