Logística

Porto do Itaqui movimentou 1,7 milhão de tonelada de cargas em julho

O esforço contínuo dos colaboradores da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) pelo aprimoramento levou a um novo marco. Em julho, o Porto do Itaqui superou  1,7 milhão de tonelada de cargas. Resultado inédito e alcançado pela evolução constante nas operações portuárias, que são planejadas com segurança e baseadas na confiança e na parceria entre Líderes e Liderados.

Do início do ano até julho, o porto maranhense movimentou quase 10 milhões de toneladas entre graneis líquidos e sólidos e carga geral. O aumento no volume alcançou um percentual de 15,4% quando comparado ao mesmo período de 2013. A meta até dezembro é bater outro recorde, 17 milhões de toneladas. Os resultados já alcançados refletem a postura inovadora adotada pela gestão Emap nos últimos anos. “A inovação abre e consolida mercados, ajuda a superar desafios, reduz custos, aumenta a produtividade, cria novas competências e gera sustentabilidade”, enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.

A Diretoria de Operações (DOP), que tem à frente José Alves Magalhães, passou por uma reestruturação. As mudanças geraram oportunidades internas e o engajamento de novos profissionais contratados da área de logística e planejamento com os mais experientes do setor de operações. Ações como a implantação do regime de turno para coordenadores de operações garantindo melhor gestão 24 horas das operações, maior integração entre as áreas Operacionais e a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento, responsável pela captação dos novos clientes, e o realinhamento interno no setor com a participação de todos os envolvidos nas operações portuárias, impactaram positivamente nos resultados alcançados. “Temos uma equipe qualificada com disposição para servir e com capacidade e desejo de evoluir e a vontade de superar resultados. Incentivamos esse comportamento que faz toda a diferença”, comemora Magalhães. O novo cenário induz ao conhecimento compartilhado, metodologia de trabalho assimilada e comprometida com novas posturas além de uma gestão integrada de processos.

O Itaqui é um porto multiuso com vantagens de movimentar cargas variadas. Nos sete primeiros meses do ano, destaque para o aumento no volume das cargas gerais em torno de 150% e dos graneis sólidos e líquidos alcançou o percentual de 12%.   Vale ressaltar que nas cargas gerais estão a celulose, os trilhos e os contêineres. Enquanto que para os graneis sólidos, o destaque ficou com o carvão, milho, soja, clínquer (matéria prima do cimento) e os fertilizantes.

Entre os projetos de expansão do Itaqui destacam-se:

1.      O Tegram aumentará a capacidade de armazenagem e expedição de grãos em 10 milhões de toneladas, elevando a capacidade de movimentação para 15 milhões de toneladas.

2.      As obras do berço 108, dedicado a movimentação de graneis líquidos, estão aceleradas. Uma vez finalizado aumentará a capacidade de movimentação de derivados de petróleo em 40% no Itaqui.

3.      Para atender as grandes demandas do Estado e regiões próximas, foram encaminhados à SEP (Secretaria Especial dos Portos) os projetos do Terminal de Fertilizantes e Celulose. Vale lembrar que os volumes de fertilizantes importados através do Itaqui cresceram de 515 mil tons (2009) para 1,4 milhões (2013) ou seja 269%. Este aumento é resultado da crescente demanda do agronegócio da região.

Marcos históricos do Porto do Itaqui:

– 1,7 milhão de toneladas de cargas movimentadas em um mês.

– 451 navios atracados de janeiro a julho.

– 12% foi o aumento percentual dos graneis sólidos e líquidos quando comparado ao mesmo período de 2013. (janeiro a julho).

– 150% foi o aumento das cargas gerais quando comparado ao mesmo período de 2013 (janeiro a julho).

Casa Civil Maranhão, 07/08/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo