Logística

Prolongamento da Ferrovia Transcontinental permitirá transporte de minérios para o Acre

O prolongamento da ferrovia vai criar um eixo ferroviário viável para a importação de fosfato, fertilizantes, agregados e cimento para o estado do Acre, que não dispõe de minérios e matérias-primas para a construção civil, importante atividade econômica do estado. O projeto da ferrovia tem potencial para ligar o país a vias de acesso ao oceano Pacífico, passando pelo Peru.

A LDO define as principais linhas do Orçamento Geral da União. Já o Anexo de Metas e Prioridades apresenta em detalhes, para o Congresso e para a sociedade, quais serão as prioridades do governo federal para o próximo ano. A LDO para 2014 deverá ser votada em 19 de novembro, logo após os vetos presidenciais a projetos de lei do Congresso.

O prolongamento da ferrovia de Lucas do Rio Verde (MT) até a localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira do Acre com o Departamento de Ucayalli, no Peru, está na pauta dos governos da região Norte. De acordo com senador Anibal Diniz (PT-AC), criador da emenda, a Ferrovia Transcontinental passará a ter uma extensão de 4.400 quilômetros.

A linha começa no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, passa por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais, chega ao Distrito Federal, seguindo para Goiás e depois Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. De lá, continua um novo trecho, ainda sem previsão orçamentária, que inclui Vilhena e Porto Velho, em Rondônia, e finalmente Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boqueirão da Esperança, no Acre.

“A ferrovia é um projeto ambicioso do governo brasileiro que tem por objetivo a integração regional e a redução dos custos de transportes”, afirmou Diniz.

Segundo informado pela Valec, empresa responsável pelo contrato, o projeto básico desse trecho foi finalizado em duas etapas. A primeira em dezembro de 2010, contemplando o segmento de Campinorte (GO) a Água Boa (MT), e a segunda, em fevereiro de 2012, para o segmento de Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT). O investimento previsto no PAC para esta obra é de R$ 4,09 bilhões.

O Governo Federal lançou em 2012 o Programa de Investimentos em Logística (PIL), que estabelece um novo modelo de parceria público-privado. A Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) propôs um modelo de outorga que delega sua construção ao setor privado.

O aviso de Tomada de Subsídios nº 007/2013 foi publicado no website da ANTT, com objetivo de obter contribuições e informações adicionais para discussão das Minutas de Edital e do Contrato de Concessão.

Notícias de Mineração Brasil, 07/11/2013

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