Logística

Transporte de fertilizantes no Porto de Santos ganhará nova operação

Para atender a demanda de fertilizantes no Porto de Santos, que é a segunda maior porta de entrada para os fertilizantes importados no Brasil, a Hidrovias do Brasil e a Rumo, ambas empresas de logística, acabam de anunciar uma parceria que contempla uma nova operação na margem direita do local para o transporte de fertilizantes em Santos (SP). As companhias projetam transportar um volume de 500 mil toneladas de fertilizantes ao ano, com uma média de 20 vagões por dia.

As empresas decidiram integrar a operação do terminal portuário STS20, controlado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário, da Rumo.

Hoje, o Brasil responde por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes no mundo e importa cerca de 85% do que precisa, sendo o quarto maior consumidor global de fertilizante, seguido apenas pela China, Índia e Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“A velocidade do crescimento da demanda brasileira por fertilizantes tem desafiado a infraestrutura logística. Este projeto posiciona Santos como um polo estratégico para o setor, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região”, destacou, em nota, Ricardo Cerqueira, diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil.

A Companhia é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, com capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.

Para a Rumo, o Porto de Santos é estratégico na expansão ferroviária. “Tanto a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso quanto os investimentos nos aumentos de capacidade e eficiência operacional da ferrovia no porto paulista focam na entrega para o escoamento de grãos e o abastecimento de fertilizantes para o agronegócio do Centro-Oeste”, informou a empresa.

“A parceria com a Hidrovias do Brasil reforça a excelência no atendimento ao agro, que escoa grãos para o Porto de Santos e, cada vez mais, se beneficia com o retorno dos vagões carregados com fertilizantes que descarregam os produtos em nossos terminais de Rondonópolis (MT) e de Rio Verde (GO)”, explicou o diretor comercial da Rumo, Fabio Henkes, através de comunicado à imprensa.

Atualmente, a Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e administra cerca de 14 mil quilômetros entre os Estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Para as empresas, a operação está em sintonia com o avanço do Plano Nacional de Fertilizantes, aprovado em 2022.

GloboRural, 20/03/2024.

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