Logística

Verde Agritech pretende utilizar ferrovias para o transporte de fertilizantes

Empresa quer construir ramal ferroviário em Minas Gerais para transportar até 50 milhões de toneladas por ano de fertilizantes potássicos.

Em nota, a companhia detalhou que o ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete Estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

A autorização para o ramal, concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério da Infraestrutura, foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A companhia agora aguarda para assinar um contrato com a ANTT para uso da ferrovia em regime privado e, em seguida, iniciará os estudos ambientais e de engenharia para o projeto.

Na nota, o fundador e CEO da Verde Agritech, Cristiano Veloso, afirmou que as minas da Verde têm o maior depósito de potássio identificado no Brasil, de 3,32 bilhões de toneladas, em conformidade com a norma NI 43-101. O executivo também destacou que o projeto contribui para reduzir a dependência brasileira pelo potássio importado.

O potássio produzido pela companhia é livre de cloro, o que contribui para melhorar a microbiota do solo. Mas também tem uma concentração menor de potássio que o KCL importado.

A Verde Agritech tem hoje duas plantas em operação, com capacidade de produzir anualmente até 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

No ano passado, a empresa anunciou investimentos de R$ 275 milhões para a construção da terceira planta, elevando a capacidade de produção para 13 milhões de toneladas ao ano.

Globo Rural, 13/09/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo